segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Simão o Cirineu

Texto base marcos capítulo 15:21

Introdução

Jesus começou seu ministério 3 anos atrás com seus 12 discípulos ele muda a história de Israel com seus milagres e Ensinos porém era nessassario que ele fosse entregue aos principais dos sacerdotes para ser julgado e condenado a morte de cruz para perdão, remissão de nossos pecados.
E depois de ser açoitado foi levado ao Golgota para ser crucificado e no caminho ele perde as forças e cai, sem forças para prosseguir os soldados acham um tal de Simão e obrigam o mesmo a levar a cruz até o Monte da caveira.

Explicação

Quem era Simão o cirineu em primeiro lugar Cirene não é seu sobrenome e sim o local onde ele nascerá ou residia o mesmo estava indo para Jerusalém para participar da páscoa que de ano em ano era celebrado pelos Judeus.
Nessa festa os Judeus iam ao templo para celebrar o Pessach que é a páscoa, nessa festa todos estavam vestido de um Linho branco e caminhavam até o templo lá tinham os porteiros que analisavam se as vestes dos mesmos estavam  limpas,estando limpas eles entravam para participar se agrupavam em baixo do altar onde era feito o sacrifício do cordeiro pascal.
O sacrifício era feito da seguinte maneira:
-O sumo sacerdote sai de detrás das cortinas, com o cordeiro de um ano de idade sem mancha sem mácula puro, carregado pelo pescoço enforcado pelo braço esquerdo do sumo sacerdote que ia caminhando e dando um tranco com a perna esquerda enforcando o cordeiro que em silêncio era levado ao matadouro.
Depois disso era posto sobre o altar e com uma espécie de faca bem amolada era feito um corte em seu pescoço, com a mão esquerda o sacerdote pegava as patas traseiras do carneiro e espargia o sangue sobre o altar em forma de círculos no sentido horário por 7 vezes após isso o carneiro era posto de lado para ser assado mais o sangue ficava no altar não podendo ser tocado o sumo sacerdote pegava uma esponja por nome hissopo e sugava todo o sangue do altar depois ele pegava uma madeira enfincava na esponja e o sangue tinha que descer na madeira por isso Jesus morreu em uma cruz para o sangue descer pelo madeiro.
Após isso ele lançava o sangue na platéia que estava ali esperando para ao menos uma gota tocasse sua veste branca e ele assim sentia-se perdoado.

A crucificação

Neste mesmo tempo Jesus está sendo levado para o calvário depois de ser açoitado pelos soldados romanos ele sai pela cidade para o monte da caveira sendo arrastado por soldados um ia na frente com uma corda no braço que ligava ao pescoço do condenado que tinha uma placa no pescoço que levava o nome do seu crime no caso de Jesus estava escrito JESUS REI DOS JUDEUS.O soldado que iria executa-lo ia na frente puxando a corda do pescoço do condenado dai o cumprimento da profecia como ovelha muda foi levado ao matadouro e não abriu a sua boca.
No caminho Jesus perde as forças e tomba perto de Simão que estava subindo para ir para a festa um dos soldados o constrange a ajudar a carregar a Cruz porém essa palavra no grego que dizer forçar a alguém a fazer algo.

Aplicação

*Ele está parado e não pode se sujar.
*Ele está em uma das esquinas
*Ele ajuda a Jesus...
*Jesus põe a mão em seu obro...
*Ele volta pra casa
* Ao contar o que aconteceu seu Filho Rufo diz que era o Messias!

*Aquela família foi salva  RM 16:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário