sábado, 13 de setembro de 2014

A receita para uma igreja saudavel

Colossenses 4.2-7

Introdução



Colossos era uma cidade que vivia das glórias do passado.

A cidade ficava a 160 km de Efeso

O historiador Estrabo, já no começo da era crista, a descreveu como uma pequena cidade e também a definiu com o adjetivo euseistos, que significa “bom para terremo­tos”.8 Esses abalos sísmicos eram devastadores. A cidade foi sacudida várias vezes por terremotos e nao conseguiu recompor-se. Sua glória foi abalada, e suas riquezas foram arrastadas pelas correntezas dessas tragédias naturais.

Essa igreja pequena em um lugar pequeno teve um crescimento extraordinário e nos ensina muito hoje



Explicação

O evangelho não depende de homens; os homens é que dependem do evangelho. A igreja de Colossos não foi plantada por Paulo (1.4,7). O evangelho chegou ao vale do Lico sem a presença do grande apóstolo. O trabalho prosperou e cresceu, mesmo sem a presença do grande bandeirante do cristianismo. A obra de Deus não depende de homens; os homens é que dependem da obra de Deus. Hoje, estamos vendo com tristeza uma espécie de culto à personalidade, em que determinados figurões querem mais destaque do que o próprio evangelho. São obreiros cheios de vaidade, que amam os holofotes e gostam das luzes da ribalta. E preciso dizer em alto e bom som que Deus não precisa de estrelas para fazer Sua obra. Ele não divide Sua glória com ninguém.

O evangelho é que dá significado ao lugar, e não o lugar ao evangelho. A cidade de Colossos estava em franco declínio no tempo de Paulo. Laodicéia e Hierápolis, cidades vizinhas do vale do rio Lico, lançavam sombras nessa cidade, cujas glórias estavam plantadas num passado remoto. Não foi a cidade de Colossos que deu projeção ao evangelho, mas o evangelho

que deu projeção a Colossos. O mundo inteiro conhece essa pequena cidade às margens do rio Lico por causa do evangelho.

O evangelho tem poder em si mesmo e não depende de ne­ nhum elemento externo a ele. O evangelho é como uma se­ mente que tem vida em si mesma (Mc 4.26-29). Aonde o evangelho chega, ele produz frutos. Aonde a Palavra de Deus é anunciada com fidelidade e poder, vidas são salvas e o reino de Deus se estabelece. O evangelho não precisa de nenhuma ajuda externa para produzir frutos. O pró­ prio Espírito de Deus opera através dele para transformar vidas.










Aplicação

Este texto nos fala de como uma igreja cresce e fica firme

1-Oração (versos 1,2)

2-pregação(verso 3)

3-Evangelismo (verso 6)

4-Bom testemunho(verso 5)

5-Trabalho em grupo(versos 7,17)



Oração

A oração é o oxigênio da alma, o canal aberto de comunicação com Deus, a fonte da vida



Pregação

Como crerão se não há quem pregue precisamos de uma igraja que tem pregação como umas das suas principais cararactistica



Evangelismo

Uma igreja sem Evangelismo é uma igreja morta.



Bom testemunho

Se as pessoas não ver mudança em nós elas nunca vão querer experimentar o evangelho



Trabalho em grupo

Paulo vai destacar a importância de trabalhar em equipe porque ninguém faz nada sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário