sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Deus da providência

Tema: A provisão de Deus
Texto base: Gênesis 26.12,13


Introdução 

Deus é o Deus da provisão não importa o vale que estamos passando ele tem poder para nos abençoar, ele não está em crise e nem entra em crise quando eu em crise falo com ele.
O escritor Tiago na sua epístola diz que toda a boa dádiva vem de Deus TG 1.17 também em Provérbios 16:1 nos diz “ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.
Isaque era filho do patriarca Abraão, sabia do poder deste Deus do seu pai, sabia que este Deus não abandona os seus e que tem  poder para abençoar. O próprio Isaque é um milagre ambulante filho de Rebeca que era estéril.
Diferente da Teologia da prosperidade que diz que o crente não pode passar por lutas, não pode adoecer não pode ficar sem emprego a Bíblia nos mostra o contrário que podemos e passamos momentos adversos a fome veio e atingiu a todos, porém o nosso Deus nos socorre pois ele é socorro bem presente no dia da angustia conforme está escrito em Salmos 46.
Podemos então confiar neste Deus pois ele tem todo o poder e quando encontra em nos um coração obediente e cheio de fé  ele opera milagres conforme o texto do capítulo 26 de Gênesis.


Explicação 

Este capitulo nos conta a história da peregrinação de Isaque depois de haver uma grande fome na Terra ele pensou em ir ao Egito porém o Senhor aparece para ele, dizendo para não descer para o Egito e ele foi para Gerar.
Chegando lá ele fez amizade com o rei Abimeleque que deixou ele ficar em suas terras porém o Senhor o fez crescer muito trazendo preocupação aqueles habitantes ao ponto dos mesmos começar à persegui-lo pois todo poço que ele abria vinha os filisteus e entulhavam assim foi até Deus confirmar um lugar para ele em Berseba. Nos dando várias lições  para sermos abençoados.
Uma delas é ver que Abraão criou Isaque nos caminhos de Deus e isso fez toda a diferença na vida de Isaque que sabia quem era o Deus de seu pai.
Podemos perceber que Isaque tinha uma promessa e quem tem promessa descansa não vive preocupado no capítulo 12 de Atos vai nos mostrar que Pedro está preso a mando do rei Herodes que já tinha matado a Tiago a fio de espada porém por ser Páscoa pediu para prenderem a Pedro para posteriormente matá-lo porém no verso 6 nos diz que Pedro dormia porque ele tinha promessa de Jesus e quem tem promessa descansa.
O verso dois nos mostra que o Senhor apareceu a Isaque nos mostrando que ele aparece quando mais precisamos.
E quando ele se manifesta é pra nos abençoar porém suas benção são condicionais Deus falou pra ele ficar na terra que ele iria mostrar e Isaque obedeceu.
E não foi fácil ser abençoado pois para cada poço que Isaque abria com esforço vinha um Filisteu e entulhava perseguiam Isaque não queria vê-lo crescer 
Mais o que perecemos que a preocupação de Deus para com Isaque era ele não se apegar nas coisas desta terra pois Gerar que significa pernoite é passageira em nossas vidas pois o que nos espera é a nova Canaã celestial na qual viveremos para todo sempre.Paulo disse em CL 3:2 para pensarmos nas coisas que são de cima então nas coisas desta terra.

Aplicação pratica


  1. Na crise não devo me desesperar  vv 1,2
  2. Deus tem promessas vv 3,4
  3. Obedeça a palavra vv 5,6
  4. O Senhor é quem nos abençoa vv 12 e 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário