terça-feira, 4 de março de 2014

As 7 igrejas do Apocalipse

Apocalipse capitulo 2 e 3.


As cartas as 7 igrejas da Ásia.

1. Antes de manifestar seu juízo ao mundo, Jesus manifestou-o à sua igreja (1 Pe
4:17), por isso, Jesus mostrou o seu julgamento às sete igrejas (1-3) antes de mostrá-lo
ao mundo (4-22).
2. Por que sete igrejas, se havia mais igrejas na Ásia? É porque essas sete igrejas falam
da plenitude da igreja em todos os lugares e em todas as épocas, desde o seu
nascimento até a sua subida.
3. Essas sete igrejas não são sete períodos distintos da igreja como ensinam os
dispensacionalistas. Em cada período da igreja a realidade das sete igrejas esteve
presente e podemos ver sinais delas em cada congregação local.
4. Todas as cartas têm basicamente a mesma estrutura: 1) Apresentação; 2)
Apreciação; 3) Reprovação; 4) Promessas.
5. Duas igrejas só receberam elogios: Esmirna e Filadélfia; Quatro igrejas receberam
elogios e críticas: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes; Uma igreja só recebeu críticas:
Laodicéia.
6. Essas igrejas ensinam-nos várias lições:
I. CRISTO É CONHECIDO NA E ATRAVÉS DA IGREJA - 1:12-13
• Antes de ver Cristo, João viu os sete candeeiros, a plenitude da igreja na terra, e só
depois viu o Cristo glorificado na igreja. Jesus Cristo está no meio da sua igreja.
Ninguém verá o Cristo da glória fora da igreja. A salvação é por meio de Jesus, mas
ninguém poderá ser salvo sem fazer parte da igreja que é a noiva do Cordeiro.
• Cristo valoriza tanto a sua igreja que ele se dá a conhecer no meio dela e não à parte
dela. Hoje, muitas pessoas querem Cristo, mas não a igreja. Isso é impossível. A
atenção de Cristo está voltada para a sua noiva. Ele ocupa o centro da sua atenção.
II. CRISTO ESTÁ NO MEIO DA SUA IGREJA EM AÇÃO COMO REMÉDIO
PARA OS MALES DA IGREJA - 2:1,8,12,18; 3:1,7,14
• Cristo não apenas está no meio da igreja (1:13), mas ele está andando, em ação
investigatória no meio da igreja (2:1). Ele sonda a igreja, pois seus olhos são como
chama de fogo (2:18).
• Há muitos males que atacam a igreja: esfriamento, perseguição, heresia, imoralidade,
presunção e apatia. Mas Cristo se apresenta para cada igreja como o remédio para o
seu mal.
1. Para a igreja de Éfeso - que havia perdido o seu primeiro amor, Jesus se . apresenta
como aquele que anda no meio da igreja, segurando a liderança na
mão, como o seu pastor superior. Ele está dizendo, "eu vejo tudo e conheço tudo".
2. Para a igreja de Esmirna - que estava passando pelo sofrimento, perseguição e
morte, enfrentando o martírio, Jesus se apresenta como aquele que esteve morto e
tornou a viver. O Jesus que venceu a morte é o remédio para alguém que está
enfrentando a perseguição e a morte.
3. Para a igreja de Pérgamo - que estava se misturando com o mundo e perdendo o
senso da verdade, Jesus se apresenta como aquele que tem a espada afiada de dois
gumes que exerce juízo e separa a verdade do engano. Pérgamo estava em conflito
entre a verdade e o engano (2:14).
4. Para a igreja de Tiatira - que estava tolerando a impureza e caindo em imoralidade,
Jesus se apresenta como aquele que tem os olhos como chama de fogo e os pés
semelhantes ao bronze polido.
5. Para a igreja de Sardes - que tinha a fama de ser uma igreja viva, reputação de uma
igreja cheia de testemunho e vida, mas não realidade, Jesus se revela como aquele que
tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. A igreja tinha fama, mas não realidade,
tinha aparência de vida, mas estava morta.
6. Para a igreja de Filadélfia - uma igreja fraca, mas fiel, Jesus vê muitas
oportunidades diante da igreja e diz para ela que ele tem a chave de Davi, que abre, e
ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.
7. Para a igreja de Laodicéia - uma igreja sem fervor espiritual, morna, rica
financeiramente, mas pobre espiritualmente, Jesus se apresenta como aquele que é
constante e fidedigno no meio de tantas mudanças.
III. DENTRO DA MESMA IGREJA TEMOS PESSOAS FIÉIS E PESSOAS
INFIÉIS
• Em Pérgamo alguns crentes estavam seguindo a doutrina de Balaão (2:14-15).
• Em Tiatira havia tolerância aos ensinos e práticas de uma profetisa imoral (2:20),
mas nem todos os crentes caíram nessa heresia perniciosa (2:24-25).
• Em Sardes, embora a igreja estava vivendo de aparência, mas havia uns poucos que
não haviam contaminado suas vestiduras (3:4).
• Em Éfeso havia fidelidade na doutrina, mas falta da amor na prática do Cristianismo.
Eram ortodoxos de cabeça e hereges na conduta.
• Em Esmirna e Filadélfia, igrejas fiéis a Cristo, havia aqueles que eram "sinagoga de
Satanás" no meio deles (2:9 e 3:9).
IV. A IGREJA NEM SEMPRE É AQUILO QUE APARENTA SER, QUANDO
EXAMINADA POR JESUS
• Jesus conhece a igreja de forma profunda (2:2,9,13,19:3:1,8,15) -Ele conhece as
obras da igreja, onde está a igreja e o que ela está enfrentando.
• A igreja de Éfeso é ortodoxa, trabalhadora, fiel nas provas, mas perdeu sua
capacidade de amar a Jesus. Ela é como uma esposa que não trai o marido, mas
também não lhe devota amor (2:2-4).
• A igreja de Esmirna é pobre aos olhos dos homens, mas rica aos olhos de Cristo
(2:9).
• A igreja de Pérgamo tem gente tão comprometida com Deus ao ponto do martírio
(2:13), mas tem também, gente que cai diante da sedução do pecado (2:14).
• A igreja de Tiatira está trabalhando mais do que trabalhava no início da sua carreira
(2:19), mas muito trabalho sem vigilância também não agrada a Jesus. Ação sem zelo
doutrinário (Tiatira) e zelo doutrinário sem ação (Éfeso) não agradam a Jesus.
• A igreja de Sardes tem nome de que vive, mas está morta (3:1). Além disso, há
gente na CTI espiritual (3:2).
• A igreja de Filadélfia é fraca diante dos olhos humanos, mas poderosa aos olhos de
Cristo (3:8-9).
• A igreja de Laodicéia considerava-se rica e abastada, mas aos olhos de Cristo era
uma igreja pobre e miserável (3:17).
V. CRISTO ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA OFERECER-LHE
OPORTUNIDADE DE ARREPENDIMENTO ANTES DE APLICAR-LHE SEU
JUÍZO
• A igreja de Éfeso foi chamada a lembrar-se, arrepender-se, e voltar à prática das
primeiras obras. Caso esse expediente não fosse tomado, Jesus sentencia: "e, se não,
venho a ti a moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas" (2:5-6).
• A igreja de Esmirna diante do martírio é exortada a ser fiel até a morte (2:10).
• A igreja de Pérgamo que estava dividida entre a verdade e o engano, misturada com
o mundo, Jesus adverte: "Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e
contra eles pelejarei com a espada da minha boca" (2:16).
• A igreja de Tiatira que abria suas portas à uma desregrada profetisa, Jesus chama ao
arrependimento a faltosa (2:21), mas por recusar, envia o seu juízo (2:22-23) e chama
os crentes fiéis a permanecerem firmes até a segunda vinda (2:24-25).
• A igreja de Sardes recebe o alerta de Cristo que suas obras não são íntegras diante
de Deus (3:2). Jesus alerta-os para o ensino que a igreja recebeu para que ela se
arrependa (3:3). Caso não se arrependa virá o juízo (3:3).
• A igreja de Filadélfia é exortada a conservar o que tem, para que ninguém tome a
sua coroa (3:11).
• A igreja de Laodicéia é exortada a olhar para a vida na perspectiva de Cristo (3:17-
18), a arrepender-se, pois a disciplina de Deus é ato de amor (3:19).

VI. JESUS ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA DAR GLORIOSAS
PROMESSAS AOS VENCEDORES
• Isso implica que nem todos os membros da igreja visível, são membros da igreja
invisível. Nem todos os membros das igrejas locais são membros do corpo de Cristo.
Nem todos os membros de igreja são vencedores, mas todos os membros do Corpo de
Cristo são vencedores.
• As promessas aos vencedores tratam da bênção que a igreja estava buscando ou
necessitando:
1. A igreja de Éfeso - O vencedor se alimenta da árvore da vida. Isso é ter a vida eterna
(2:7). A vida eterna é comunhão com Deus e Deus é amor. Eles haviam abandonado o
seu primeiro amor, mas os vencedores iriam morar no céu, onde o ambiente é amor,
pois é ter comunhão eterna com o Deus que é amor.
2. A igreja de Esmirna - O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda
morte (2:11). Os imperadores romano, os déspotas, o anticristo pode até matar os
crentes, mas eles jamais enfrentarão a morte eterna.
3. A igreja de Pérgamo - O vencedor receberá o maná escondido, uma pedrinha branca
com um novo nome (2:17). Para uma igreja que misturava com o mundo, o vencedor
recebe uma promessa de absolvição no juízo e não de condenação com o mundo.
4. A igreja de Tiatira - Para uma igreja seduzida pelo engano de uma profetisa, o
vencedor recebe a promessa de receber autoridade sobre as nações e possuir não os
encantos do pecado, mas o Senhor da glória, a estrelada manhã (2:26-28).
5. A igreja de Sardes - Para uma igreja que só vive de aparência, mas está morta, os
vencedores recebem a promessa de que seus nomes estão no livro da vida e seus serão
confessados diante do Pai no dia do juízo (3:5).
6. A igreja de Filadélfia - Para uma igreja fraca, mas fiel o vencedor recebe a promessa
de ser coluna do santuário de Deus (3:12). A coluna é que sustenta o santuário. Eles
podem ser fracos diante dos homens, mas são poderosos e fortes diante de Deus.
7. A igreja de Laodicéia - Para uma igreja que se considerava rica e auto-suficiente,
mas era pobre e miserável, o vencedor recebe a promessa de assentar-se com Cristo no
seu trono (3:21).

CONCLUSÃO
• Para todas as igrejas há um refrão: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às
igrejas.
• Não estamos estudando apenas para o nosso deleite intelectual ou curiosidade
teológica. Precisamos ouvir o que Deus está falando conosco.
• A bem-aventurança não é apenar ler e ouvir, mas também obedecer as profecias deste
livro (1:3). Amém.


As 7 igrejas que recebem as cartas enviadas por Jesus estão localizadas na Ásia menor, atual Turquia. O Profeta tinha 85 anos quando foi abandonado na ilha de Patmos pelo imperador romano Domiciano.

“Achei-me em Espírito (visão), no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”. Apocalipse 1:10-12

“Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”. (Ap.1:20)

A abundância do número sete sugere um uso simbólico. Além disso, o fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, sugere a ideia de que foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja cristã.

O nome de Cada cidade indica a sua característica como cidade e religiosidade. E a cada Igreja Jesus faz:

Elogio
Reprovação
Conselho
Promessa


Éfeso = Desejável





A cidade estava num ponto geograficamente desejável, admirável. Possuia o mais belo porto da Ásia Ocidental. A cidade estava enfeitada com os mais lindos templos. Ali estava o templo da deusa Diana ou Ártemis, a deusa da fertilidade. Esse templo foi construído de ouro. Havia um grande teatro para 30 mil pessoas.

Nesta cidade onde se adorava deuses, estátuas e árvores, Paulo, Apolo, Áquila e Priscila fundaram uma Igreja cristã. O evangelho converteu muitos efésios.

Elogio:Timóteo era o Pastor.

Pelo seu zelo, trabalho, lealdade às doutrinas e porque reprovavam as obras dos nicolaítas. (Ap. 2:2,6)

Quem eram os Nicolaítas?

Irineu, um ministro do segundo século que viveu sua infância próximo a Éfeso, menciona que eram cristãos, mas consideravam não ter importância a pratica do adultério ou o comer de carnes sacrificadas a ídolos. Pregavam que a fé em Jesus os liberava da guarda de alguns dos 10 mandamentos.

Reprovação: O abandono do primeiro amor (Ap. 2:4). O mistério da iniquidade de que falou apóstolo Paulo (II Tess. 2:7) estava começando, os lobos vorazes começaram a entrar na Igreja (At. 20: 29-31).

Conselho:“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…” (Ap. 2:5).

Promessa:“…Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. (Ap. 2:7)

Éfeso representa o primeiro período do cristianismo na terra. Um cristianismo puro, fervoroso e cheio de amor. Corresponde à época dos apóstolos.

ÉFESO - 31-100



Esmirna = Cheiro Suave





A cidade de Esmirna ficava a 22 quilômetros ao norte de Éfeso, sobre a bela enseada do mar Egeu. A cidade possuía uma planta aromática chamada mirra. Seu perfume era suave.

No centro da cidade, havia um pequeno monte (Pago), e no seu topo, um santuário dedicado à divindade grega Nêmese.

Esmirna possuía o único mercado público de três andares, do mundo antigo. Havia jogos olímpicos na cidade e os vencedores eram coroados com coroas de ouro.

A cidade havia sido destruída várias vezes (desde a sua fundação 1000 a.C.) por inimigos e por terremotos mas sempre fora reconstruída. Ela morria e ressuscitava.

Elogio:Policarpo era o Pastor da Igreja cristã em Esmirna. “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico…” (Ap. 2:9).

Não há reprovação para esta Igreja.

Esmirna tornou-se em 303 a arena de morte para numerosos mártires. Esse foi um tempo terrível sob a dominação romana, onde os cristãos eram lançados aos leões ou queimados sobre estacas.

Um dos últimos a morrerem heroicamente foi Policarpo, o líder da igreja de Esmirna. Enquanto ele enfrentava a multidão sedenta de sangue no estádio municipal, o imperador romano exigia que ele jurasse por César e amaldiçoasse a Cristo...

Policarpo respondeu calmamente: "Por oitenta e seis anos eu O servi e Ele nunca me fez mal. Como posso blasfemar meu Rei, o qual me salvou?"

Com a subida do imperador Constantino ao trono romano, as perseguições chegaram temporariamente ao fim.

Promessa:“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”… O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte (Ap. 2:10-11).

Esmirna representa o segundo período do cristianismo quando a Igreja estava começando a ser perseguida de morte por não adorar o imperador como deus. A igreja perfumaria o mundo por sua fidelidade a Jesus Cristo.

ESMIRNA - 100-313



Pérgamo = Altura, Exaltação





Pérgamo significa "cidadela"; ela estava localizada no cume de uma montanha. Essa esplêndida cidade era conhecida por seus muitos templos pagãos e uma grande biblioteca com cerca de 200.000 rolos (livros).

Pérgamo instituiu o primeiro culto de adoração a um imperador vivo (29 a.C.). Eis por que ela é referida como o lugar "onde Satanás tem seu trono".

Pérgamo se orgulhava por ser a capital da Ásia e por ter muita cultura e uma corte que julgava os prisioneiros com severidade. Era o centro das religiões místicas orientais vindas de Babilônia. Tinha muitos templos pagãos.

Elogio:Antipas era o provável Pastor da Igreja. Ele foi queimado no ventre de um bezerro de latão aquecido até ficar incandescente. “Conserva o meu nome e não negaste a minha fé”. (Ap. 2:13)

Reprovação:“Tenho contra ti algumas coisas, tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão… Também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”.

Enquanto a Igreja de Éfeso “odiava as obras dos nicolaítas” (2:6), a Igreja de Pérgamo “sustentava a doutrina” deles. (Não acreditavam na divindade de Cristo e praticavam as obras da carne).

Conselho: “Arrepende-te” (Ap. 2:16)

Promessa:“Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. (Ap. 2:17)

Pérgamo representa o terceiro período do cristianismo, quando o império romano estabelece um papa para liderar todas as igrejas cristãs. Nesse período muitas falsas doutrinas invadiram o cristianismo. Entre elas a guarda do domingo.

PÉRGAMO - 313-538



Tiatira = Sacrifício





A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”. Foi construída por Seleuco um dos generais de Alexandre, em 280a.C. Foi construída para ser uma cidade-sede de guarnição militar.

Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre. Fabricava também tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. Havia um grande templo em honra ao deus sol “Apolo”.

Elogio:“Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras”. (Ap. 2:19)

A igreja organizou orfanatos, hospital e missões. Essa era uma congregação realmente preocupada e dedicada a atender às necessidades das pessoas.

Reprovação:“Tenho contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”. (Ap. 2:20)

Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ela promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.

Conselho:“Conservai o que tendes…” (Ap. 2:25) - As doutrinas

Promessa:“Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá… dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”. (Ap. 2:26-27)

Tiatira representa o quarto período do cristianismo na terra, quando a Igreja Católica sob a liderança do papa passou a perseguir de morte o verdadeiro povo de Deus.

TIATIRA - 538-1517



Sardes = Cântico de Alegria





A cidade de Sardes foi construída sobre uma rocha (1150 a.C), ficava numa elevação de cerca de 500 metros. Era a capital do império da Lídia, um dos mais ricos do mundo antigo. A moeda cunhada surgiu em Sardes.

Elogio:Muito pouco havia para ser elogiado. “Tens em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras…” o restante vivia de aparência, do passado. Era um vivo morto.

Conselho:“Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer…Lembra-te, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te…” (Ap. 3:1)

Promessa:“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida, pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. (Ap. 3:5)

Sardes representa o quinto período do cristianismo na terra quando ocorreu a reforma protestante sob Martinho Lutero e outros. Mas passando o fervor da reforma, os cristão se esfriaram e passaram a viver do passado.

SARDES - 1517-1755



Filadélfia = Amor Fraterno





A cidade foi fundada em 138 a.C. por Átalo II, rei de Pérgamo também conhecido por Filadélfo.

A sua localização geográfica era a porta de entrada para o Oriente. Estava sujeita a frequentes terremotos. Era uma cidade magnificente.

Essa igreja deve ter sido notável, pois recebeu só elogios da parte de Cristo e nenhuma repreensão.

Promessa:“Ao vencedor fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá…” (Ap. 3:12)

Filadélfia representa um período de tempo ocorrente no século XIX, quando grandes movimentos evangélicos e pró-advento revitalizaram a igreja.

O reavivamento impeliu a igreja como nunca dantes. Ela foi capaz de apresentar Jesus a 10.000.000 de pessoas – a oportunidade era "uma porta aberta que ninguém pode fechar".

Filadélfia representa o sexto período do cristianismo na terra quando a obra missionária começou a se expandir pelo mundo. Nesse período surge a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

FILADÉLFIA - 1755-1844



LAODICÉIA - 1844-VOLTA DE JESUS





Apocalipse 3:14-22 (ler o texto)

As 7 igrejas da Ásia representam 7 períodos, da Igreja de Deus em toda a sua história. As igrejas mostram que Deus está cuidando da história do mundo. Da mesma forma como Deus quer hoje cuidar da sua vida e da sua história. Nada fugiu do controle de Deus. Falta um pouco só de tempo e estaremos para sempre com Jesus.

A Bíblia nos assegura que já estamos no tempo do fim…

Vivemos nos minutos finais da história desse mundo…

Existem muitas desculpas que podemos dar para não aceitar Jesus hoje: trabalho, família, estudos, idade. Não importa nada, nem quão longe você foi, pois ainda existe esperança. E Deus quer te dar a vida eterna hoje.

Grande parte do estudo tirado do livro Apocalipse de Hernandes dias lopes

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