sexta-feira, 18 de abril de 2014

Apocalipse 10

APOCALIPSE 10:1-11
TEMA: O PRELÚDIO DA SÉTIMA TROMBETA
INTRODUÇÃO
1. Estamos falando sobre as sete trombetas. Soaram as seis trombetas, e aguardamos agora a sétima. As últimas três trombetas foram anunciadas como "ais" que viriam. A
quinta trombeta foram os gafanhotos saídos do abismo que vieram para atormentar os homens que não têm o selo de Deus. A sexta trombeta é uma cavalaria inumerável que
mata uma terça parte dos homens impenitentes.
2. Quando a sétima trombeta tocar, não haverá mais chance para os pecadores. A sétima trombeta aponta para o juízo final. Então, será tarde demais.
3. O capítulo lo e o 11:1-14 são um interlúdio antes do juízo final. Assim como entre o sexto e o sétimo selo houve uma mensagem de consolo para a igreja, mostrando os
santos em glória, também entre a sexta e a sétima trombeta haverá um interlúdio, com a mensagem do anjo forte, trazendo o livrinho aberto em sua mão. O primeiro
interlúdio salientou a segurança e a glória do povo de Deus perseguido. Esta, agora,descreve uma mistura de doce e amargo.

I. A DESCRIÇÃO DO ANJO FORTE - V. 1-7
• Há mais de sessenta referências aos anjos no livro de Apocalipse. Eles são o exército de Deus enviados para realizar o propósito de Deus na terra. Raramente pensamos
neles como espíritos ministradores em nosso favor (Hb 1:14), mas um dia no céu nós iremos aprender tudo o que eles fizeram por nós.
• Os anjos são valorosos em poder (SI 103:20), mas há anjos mais poderosos que outros. Aqui temos um anjo forte e sua descrição tem grandes semelhanças com o
próprio Deus e com o Cordeiro.
• Alguns estudiosos entendem que esse anjo forte é uma descrição do próprio Cristo glorificado, conforme ele se apresentou a João no capítulo 1. Outros, entretanto, crêem
que ele é um anjo que vêm direto da presença de Deus e do Cristo ressurreto.
• Há semelhanças estreitas entre esse anjo e o próprio Cristo. Contudo no Apocalipse anjos são sempre anjos; Cristo nunca é chamado de anjo. Esse anjo não recebe
adoração. O Apocalipse nunca confunde o Senhor que está assentado no trono com os seus emissários que descem à terra.
• Esse anjo anunciará a sétima trombeta, então, virá o fim (1 Co 15:52).
1. Este anjo desce do céu envolto em nuvem - v. 1
• Deus é geralmente identificado com nuvens. Deus conduziu o povo de Deus Israel através de uma nuvem luminosa (Ex 16:10). Nuvens escuras cobriram o Sinai quando a lei foi dada (Ex 19:9). Quando Deus apareceu a Moisés foi numa nuvem de glória (Ex 24:15; 34:5). Deus faz das nuvens a sua carruagem (SI 104:3). Uma nuvem recebeu Jesus quando ele foi assunto ao céu (At 1:9) e quando Jesus voltar, ele virá entre nuvens (Ap 1:7).
• Aqui temos uma a operação da santidade de Deus simbolizada pelo rosto do anjo, do juízo indicado pela nuvem (Sf 1:15) e da misericórdia e fidelidade ao seu pacto com o seu povo expressada pelo arco-íris.
2. Este anjo tem um arco-íris por cima da sua cabeça - v. 1
• O arco-íris aparece ao redor do Trono de Deus (Ap 4:3). Fala que o trono de Deus é um trono de misericórdia, antes de ser um trono de juízo. Deus se lembra da sua
misericórdia na sua ira. O arco-íris é o símbolo da aliança de Deus.
3. Este anjo tem o rosto como o sol - v. 1
• Esta é a mesma descrição de Jesus Cristo (Ap 1:16). Quando Jesus apareceu em glória na Transfiguração, seu rosto brilhava como o sol. Ninguém podia olhar no rosto
dele.
4. Este anjo tem as pernas como colunas de fogo - v. 1
• Esta descrição e semelhante à que descreve o Cristo glorificado em Apocalipse 1:15.
Onde ele pisa ele queima e purifica.
5. Este anjo tem na mão um livrinho — v. 2
• A palavra grega para livrinho (v. 2) é diferente da usada em (Ap 5:1). Livrinho não dá a idéia de rolo. O livrinho está aberto, no sentido de que seu conteúdo é conhecido.
O rolo (5:1) contém a revelação do propósito de redenção e justiça que Deus executa na história humana, o livro pequeno deve contar uma parte deste propósito divino.
• Outros identificam esse livrinho como a Palavra de Deus que deve ser comida e pregada ao mundo (v. 11).
• Ezequiel e Jeremias também receberam ordens semelhantes (Ez 2:9; 3:3; Jr 15:16-17). Ambos comeram o livro e pregaram. O livro era a Palavra de Deus: julgamento e castigo a um povo rebelde. Assim também João é chamado a comer o livro e pregar. A igreja é chamada a comer o livro e pregar para uma geração que se aproxima do fim.
6. Este anjo tem o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra - v. 2
• Deus manifesta sua reivindicação de propriedade sobre o mundo inteiro, pois foi ele quem o criou (v. 6). Nas seis primeiras trombetas apenas parte da criação era o alvo.
Agora está em jogo toda a criação. Isso descreve que ele exerce poder em todo o mundo e sua palavra é para o mundo inteiro. O mar e a terra representam a totalidade
do universo criado.
7. Este anjo tem voz como de leão — v. 3
• A voz do leão é a voz do juiz que se aproxima. A plenitude do juízo se aproxima.Esta descrição é semelhante à aquela dada a Jesus Cristo em Apocalipse 5:5. A voz de
Deus é semelhante ao rugido do leão (Am 3:8).
• O Velho Testamento comumente fala de "o anjo do Senhor" como uma referência a Cristo (Ex 3:2; Jz 2:4; 6:11-12; 2 Sm 24:16). Isto era uma temporária manifestação
para um propósito especial, e não uma permanente encarnação.
• O leão é o rei dos animais. Quando ele ruge não tem animal que pie. Todos se
silenciam. Quando Cristo bradar, todos vão ouvir a sua voz. Quando Cristo bradar os
sete trovões, todos os trovões, a artilharia do céu, estará pronta a agir.
8. Este anjo ao falar ouve-se sete trovões - v. 3-4
• Não nos é informado porque João agora não pode escrever sobre o conteúdo dos sete
trovões. Esses trovões são semelhantes à voz poderosa de Deus que é como o trovão (SI 29:3). Esse número precisaria ser sete, visto que há em torno do trono sete
espíritos, sete tochas, sete chifres e sete olhos. Esses trovões estão dirigidos aos inimigos de Deus.
• O contexto pode nos ajudar a entender porque sempre que a palavra "trovões"
aparece em Apocalipse é para falar de um aviso de iminentes manifestações da ira de
Deus (Ap 8:5; 11:19; 16:18). O juízo está se aproximando, mas João não tem
autorização para falar sobre o seu conteúdo.
• Essa revelação, semelhante àquela que Paulo teve no céu, não pode ser anunciada (2
Co 12:4). João a entendeu, mas não recebeu autorização para escrevê-la. Não devemos
especular o que Deus não nos revelou.
• A voz de Deus é geralmente comparada com trovões (SI 29; Jó 26:14; 37:5; Jo
12:28-29).
• O significado da ordenança para João guardar segredo sobre as vozes dos sete
trovões é a seguinte: Não podemos nunca saber nem descrever todos os fatores e
agentes que determinam o futuro. Sabemos o significado dos sete candeeiros, dos sete
selos, das sete trombetas, das sete taças. Mas não nos foi dado saber sobre o
significado da mensagem dos sete trovões (v. 4). Isso, porque há outras forças
trabalhando; há outros princípios que estão operando neste universo. Portanto,
tenhamos cuidado em fazer predições a respeito do futuro.
• O anjo está anunciando que não haverá mais tempo antes que o fim venha. O fim não será mais adiado. Está na hora de responder as orações dos santos. O propósito divino
será alcançado plenamente.
9. Este anjo posiciona-se como um conquistador universal - v. 2,5
• A postura do anjo é a de um conquistador tomando posse do seu território. Ele
reinvindica o mundo inteiro (Js 1:3). Obviamente só Jesus pode fazer esse reclamo.
Em breve o anticristo vai reinvicar seu domínio no mundo inteiro e vai querer que o
mundo inteiro se submeta ao seu controle. Mas somente Jesus recebeu do Pai essa herança (SI 2:6-9).
• Satanás ruge como leão para espantar as suas presas (1 Pe 5:8), mas Jesus ruge como leão para proclamar a sua vitória (SI 95:3-5; Is 40:12-17).
II. A DECLARAÇÃO DO ANJO - V. 5-7
1. A solenidade de como o anjo declara a sua palavra - v. 5-6
• Esta declaração enche-nos de espanto não somente por causa do que diz, mas
também pela forma como diz. Esta é uma cena solene. O anjo levanta a sua mão direita
ao céu e faz um juramento.
• Mas, se este anjo é Jesus, como faz um juramento em nome de Deus? Deus colocou-
se sob juramento quando fez seu pacto com Abraão (Hb 6:13-20). Deus também jurou
por si mesmo quando prometeu a Davi que o Cristo viria de sua família (At 2:29-30).
• O juramento é feito ao Deus criador (v. 6).
2. O conteúdo do juramento é que já não haverá mais demora para a chegada do juízo -
v. 6
• Vários julgamentos já tinham vindo sobre a terra, o mar, os rios, os astros, os
homens. Mas, mais julgamentos ainda estavam para vir.
• Por que a demora? Por que Deus parece demorar? Deus tem adiado o seu julgamento
para que os pecadores perdidos tenham tempo para se arrependerem (2 Pe 3:1-9). Esse foi o propósito da sexta trombeta (Ap 9:20-21). Mas, agora, Deus irá acelerar o seu
julgamento e realizar seus propósitos.
• Os santos martirizados estavam clamando por justiça e questionando a demora de
Deus (Ap 6:10-11).
• Os próprios ímpios, escarnecerão de Deus e da sua Palavra em virtude da demora de
Deus em seu julgamento (2 Pe 3:4).
• Mas agora não haverá mais prazo, mais tempo, mais demora para o arrependimento e
a conversão. O juízo está chegando. No confronto de Deus com os seus inimigos, a
vitória de Deus será esmagadora. A história avança para o inevitável triunfo de Deus, e
ainda que pareça que o mal esteja florescendo, não é possível que no fim ele triunfe.
• Essa palavra "Não haverá mais demora (cronos)" significa também que a paciência
de Deus tem limite. O soar das seis trombetas representam todas as oportunidades que
Deus dá ao homem para que se arrependa. Mas, aqui o caso é diferente. O homem
chegou num ponto tal de insensibilidade e endurecimento que não há mais
possibilidade de arrependimento. É aí que o anjo jura que não haverá mais demora
para a sétima trombeta.
3. Quando a sétima trombeta tocar haverá o desvendamento total do mistério de Deus -
v. 7
• O mistério de Deus aqui tem a ver com o velho problema do mal no mundo. Por que
o mal natural e moral existe ainda no mundo? Por que Deus não faz alguma coisa
sobre isso? É óbvio que sabemos que Deus fez, sim, algo sobre isso no Calvário, que
Jesus se fez pecado por nós e experimentou em sua carne a ira de Deus pelo mundo
pecador.
• Nós sabemos que Deus está permitindo o mal aumentar até o mundo ficar maduro para o juízo (2 Ts 2:7ss, Ap 14:14-20).
• Desde que Deus já pagou o preço pelo pecado, ele é livre para adiar o julgamento.
• Mas, esse adiamento está chegando ao fim. Quando o anjo tocar a sétima trombeta o
juízo virá (Ap 11:15-19). Então, será o tempo da consumação da ira de Deus (Ap
15:1).
• O v. 7 não diz no momento em que soar a trombeta, mas nos dias da voz do sétimo
anjo. A idéia é clara. A sétima trombeta não será tocada só por um instante, mas
simboliza um período de tempo. A sétima trombeta inclui as sete taças ou sete flagelos
(16:1-20), que levam diretamente ao julgamento final.
• Logo o povo de Deus receberá sua gloriosa herança final, sua plena salvação
conforme a promessa anunciada aos seus servos, os profetas.
III. A ORDEM DO ANJO - V. 8-11
1. João recebe a ordem para comer o livrinho - v. 8-9
• Este episódio revela a necessidade de assimilarmos a Palavra de Deus e fazê-la parte
da nossa vida interior. Não era suficiente para João ver o livrinho ou mesmo conhecer
o livrinho. Ele precisa comê-lo. Quem não come o livro não pode pregar o livro. O
profeta não ser um autômato. A Palavra de Deus é sua alegria, seu prazer.
• É preciso interiorizar a mensagem. Assimilá-la. A mensagem de Deus tem que se
encarnar em nós.
• A Palavra de Deus é comparada a comida. Ela é como pão (Mt 4:4), leite (1 Pe 2:2),
carne (1 Co 3:1-2) e mel (SI 119:103). Jeremias e Ezequiel receberam a ordem de comer a Palavra antes de pregá-la aos outros (Jr 15:16; Ez 2:9-3:4). A Palavra precisa
fazer-se carne (Jo 1:14), antes que possamos dá-la àqueles que dela necessitam. Ai do pregador e do professor que ensina a Palavra sem encarná-la em sua própria vida.
• Só quando nos apropriamos da Palavra é que podemos proclamar as promessas ou os
juízos de Deus com fervor.
2. Esse livrinho é doce ao paladar e amargo no estômago - v. 9-10
• Quando um menino judeu aprendia o alfabeto escrevia as letras numa tabuleta de
farinha e mel. O professor ensinava o valor fonético de cada letra. Quando o menino
era capaz de repetir o som das letras, ele tinha a permissão de comer as letras uma por
uma, à medida que recordava de modo correto. O alfabeto era, assim, como o mel em
sua boca.
• A Palavra de Deus é doce como o mel - Não existe nada mais doce no mundo do
que o evangelho de Cristo. Mas, logo que alguém se torna um cristão começam os
problemas. Vem o sofrimento, a perseguição (os sete selos). Quem quiser viver
piedosamente em Cristo será perseguido. Não dêem ouvidos àqueles que dizem que os
problemas acabam quando você é convertido. A doçura não acaba, mas ela é seguida
de amargura. A conversão desemboca em perseguição do mundo.
• O evangelho é doce quando o experimentamos, mas amargo quando vemos as
implicações dele na vida daqueles que o rejeitam. Jesus chorou sobre Jerusalém.
Davi chorava. Jeremias também. Paulo igualmente.
3. João é ordenado a continuar profetizando - v. 11
• Este verso 11 determina o significado do pequeno livro: ele é uma reafirmação do
ministério de João. O fim ainda não veio, mas está às portas. A época final - os dias da
sétima trombeta - estão para começar. Neste período a cólera de Deus será manifestada
em proporções nunca vistas, e à vista disto a missão de João é mais uma vez
confirmada.
• Após digerir o conteúdo do livrinho João precisará profetizar. É impossível comer o
livro e ficar calado. É impossível guardar essa boa nova apenas para nós.
• O anjo comissionou João a profetizar novamente. Sua obra ainda não tinha terminado. Ele deveria profetizar não a vários povos, nações, línguas e reis, mas sobre ou a respeito de muitos povos, raças, línguas e reis (Ap 5:9). A profecia de João deve alcançar o mundo inteiro.• O v. 11 revela que o trabalho da igreja continua. Este evangelho precisa ser pregado ao mundo inteiro com rapidez porque o juízo já se aproxima e não tardará. A tarefa é urgente, porque o juízo se aproxima.

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