quinta-feira, 24 de abril de 2014

Apocalipse 11

APOCALIPSE 11:1-19
TEMA: A IGREJA SELADA, PERSEGUIDA E GLORIFICADA
INTRODUÇÃO
1. O capítulo 11 de Apocalipse é ainda o interlúdio antes do toque da sétima trombeta.
Vimos no capítulo 10 sobre o anjo forte com o livrinho na mão e como João recebeu a
ordem de comer o livro e depois profetizar.
2. A igreja precisa interiorizar a Palavra, comer a Palavra e proclamar a Palavra. Essa
Palavra é doce e também amarga. Doce para quem a proclama, amarga para quem a
rejeita. Ela traz vida e também o juízo.
3. No capítulo 11 veremos de forma viva a missão da igreja no mundo, sua proteção,
proclamação, perseguição, triunfo e então, o surgimento triunfante e vitorioso do
Reino de Deus.
4. Este capítulo pode ser analisado através de alguns quadros ou cenas:
I. A IGREJA É REPRESENTADA PELO SANTUÁRIO DE DEUS SENDO
MEDIDO - V. 1-2
1. A separação do povo de Deus do mundo ímpio - v. 1-2
• O que simboliza esse santuário?
> Simboliza a igreja verdadeira, ou seja. todas as pessoas salvas. Todos os verdadeiros
filhos de Deus que o adoram em espírito e em verdade.
> Os dispensacionalistas acreditam que João está falando de um santuário literal que
será reerguido em Jerusalém, um santuário físico.
> Os pré-milenistas acreditam que este capítulo está falando da salvação dos judeus e
não da igreja.
• O que simboliza essa medição do santuário?
> Conforme o contexto (21:15) e passagens do VT (Ez 40:5; 42:20; 22:26 e Zc 2:1),
essa medição significa apartar o povo de Deus do povo profano, para estar
completamente seguro e protegido de todo dano. Medida é imunidade contra danos
(21:15-17).
> Esta figura é a mesma que aparece dos 144.000 selados (7:4), dos homens que
receberam o selo de Deus (9:4).
> Esses que são medidos são os verdadeiros adoradores, o verdadeiro Israel de Deus, a
verdadeira igreja em contraste com os gentios, aqueles que permanecem na sua
impiedade, e vão perseguir a igreja e adorar o anticristo.
> Essa proteção não se estende a todos os que se dizem cristãos (11:2). Os santos vão
sofrer severamente, mas nunca perecerão, serão protegidos do juízo final. Mas, os
membros mundanos da igreja que amam o mundo, estarão sem essa proteção.
• O que simboliza esses quarenta e dois meses?
> Esse período não é literal. Ele fala da perseguição do mundo durante todo o período
da igreja, da primeira à segunda vinda de Cristo. Obviamente, na medida em que o
tempo avança para o fim essa perseguição torna-se mais renhida.
> Esse período de 42 meses e 1.260 dias não pode ser entendido literalmente, pois o
tempo dos gentios (Lc 21:24), deveria começar no ano 70 quando Jerusalém foi
destruída pelos romanos. No livro de Apocalipse esse tempo representa: 1) O tempo
em que a cidade santa é oprimida (11:2), o tempo em que as duas testemunhas
executam o seu testemunho (11:3), a mulher celestial, a igreja, será preservada no
deserto (12:6,14), e o tempo que a besta tem permissão para exercer sua autoridade
(13:5). Esse é o período que Satanás exerce o seu poder no mundo, especialmente nos
últimos dias, com a atuação do anticristo.
> Esse período é um símbolo como a cruz vermelha ou a suástica, uma forma
taquigráfica para indicar um período durante o qual as nações, os incrédulos parecerão
dominar o mundo, no qual o povo de Deus manterá o seu testemunho.
5. Argumentos que contribuem para o entendimento de que esse Santuário é espiritual
e não físico
a) O NT ensina que o santuário de Deus é a igreja e não um prédio - Deus mora na
igreja por meio do seu Espírito. Portanto, a igreja é seu santuário (1 co 3:16,17; 2 Co
6:16,17; Ef 2:21).
b) O santuário representa as pessoas que oferecem o incenso da oração (11:1) -
Ou seja, um símbolo de todos os verdadeiros cristãos.
c) O santuário refere-se aos fiéis enquanto os que estão no átrio exterior não
recebem proteção (11:2)
Tanto o santuário como o átrio exterior refere-se a pessoas e não a edifício físico.
d) Todos os salvos são contados, selados e protegidos
(7:4; 22:4) - Tanto o contar, como o selar e meditar são figuras da proteção da igreja.
Assim, a verdadeira igreja na terra, o santuário espiritual é simbolizado pelo santuário
terrenal de Israel, assim como Israel físico é símbolo da igreja verdadeira.
e) Esta interpretação concorda com o simbolismo do VT (Ez 43, 47) -
Ezequiel fez uma representação da igreja como Corpo de Cristo. Assim na
figura do santuário, a igreja é o povo que adora a Deus e na próxima figura, a
figura das testemunhas, a igreja é o povo que proclama a Palavra de Deus
perante as pessoas. A igreja é o povo que fala a Deus e aos homens.
f)
II. A IGREJA É REPRESENTADA PELAS DUAS TESTEMUNHAS - V. 3-14
1. Quem são essas duas testemunhas?
a) Uns entendem que elas falam de Enoque e Elias - Alguns acreditam assim, em
virtude de que esses foram os dois homens que foram para o céu sem experimentarem
a morte.
b) Outros entendem que elas falam de Moisés e Elias - Essa descrição tem um rico
simbolismo. Na verdade João vê esses duas testemunhas com características desses
dois profetas. Elias é apresentado nos versos 5 e 6 e Moisés é representado no verso
6b.
c) Ainda outros entendem que elas falam do Antigo e do Novo Testamento -
Assim defende Martyin Lloyd-Jones.
d) A posição reformada entende que elas falam do testemunho da igreja-
> Moisés e Elias (a lei e os profetas) representam toda a igreja; essas duas testemunhas
são o povo de Deus na terra, a igreja de Deus no mundo, o povo de Deus entre as
nações, aqueles para quem o evangelho é doce em meio àqueles para os quais o
evangelho é amargo.
> O povo de Deus é chamado em Apocalipse de 12 tribos, de sete candeeiros, de reis e
sacerdotes. Agora é chamada de santuário de Deus e também de duas testemunhas.
> Duas testemunhas era o método usado por Cristo para o testemunho ao mundo (Lc10:1). Uma questão só recebia validade pelo testemunho de duas pessoas.
> Essas duas testemunhas falam da igreja como uma poderosa agência missionária
durante toda a época evangélica presente. Isso pode ser provado como segue:
c.l) As duas testemunhas são duas oliveiras e dois candeeiros (v. 4) - Estas duas
figuras são encontradas em Zacarias 4:1-7, referindo-se a Josué e Zorobabel que
anunciam a Palavra no poder do Espírito para restaurar a Israel. Essas duas oliveiras e
esses dois candeeiros são símbolos da Palavra de Deus, proclamada pela igreja.
c.2) Assim como os missionários eram enviados de dois a dois, assim a igreja cumpre
a sua missão no mundo.
c.3) Assim como o fogo do juízo e condenação saiu da boca de Jeremias (Jr 5:14),
devorando os inimigos de Deus, assim também a igreja anuncia os juízos de Deus aos
ímpios.
c.4) Assim como Elias orou e o céu fechou-se e Moisés recebeu autoridade para
converter a água em sangue, assim também quando o mundo rejeita a mensagem da
igreja, ele se expõe ao juízo de Deus. Somos perfumes de vida para a vida e aroma de
morte para a morte.
2. A igreja será indestrutível até cumprir cabalmente a sua missão - v. 7
• A igreja será indestrutível até completar o seu trabalho. Ninguém poderá destruir a
igreja de Deus até ela completar a sua carreira. A igreja é provada, mas, não
desamparada. As testemunhas são preservadas até concluírem o seu testemunho (v. 5-
7).
• A proclamação do evangelho é aquilo que mantém a igreja de pé. Sua vocação é
adorar a Deus (santuário) e proclamar a palavra (testemunha).
• Satanás não pode deter o avanço da igreja, que os eleitos sejam salvos. O valente está
amarrado. As testemunhas seguem proclamando.
3. A igreja será perseguida e sofrerá a morte - v. 7b-9
• O espírito do anticristo sempre esteve no mundo (1 Jo 2:18-22). Mas esse espírito de oposição vai se encarnar na pessoa da besta no último tempo e vai perseguir terrivelmente a igreja.
• A anticristo vai fazer guerra contra os santos e os vencer (Ap 13:7). Ele é o homem da iniqüidade (2 Ts 2:3-9). Ele vai fazer querer ser adorado como Deus (Dn 9:27; Ap
13:8).
• Bem próximo ao fim da História, haverá uma terrível matança contra a igreja e ela
dará todas as evidências de estar por baixo. Jesus disse que se esse não fosse abreviado
a igreja não suportaria (Mt 24:11ss.). A igreja sofrerá, mas continuará indestrutível.
• Os crentes ao morrerem, vencerão o diabo e o anticristo (Ap 12:11).
• A palavra "testemunhas" é martyria que Traz o significado de proclamador e mártir.
Era uma e mesma coisa.
• Nem mesmo essa matança fica fora do desígnio de Deus, pois ao anticristo é dado
vencer (Ap 13:7). O diabo e seus agentes só podem agir sob a permissão de Deus.
4. A vitória do mundo sobre a igreja será passageira e infundada — v. 8-11
• Essa cidade não é literal (v. 8); não é nem Jerusalém nem Roma, e contudo, em certo
sentido é tanto Jerusalém como Roma. É a cidade desta ordem terrestre, que inclui
todos os povos e tribos, e línguas e nações. Essa cidade é mundo hostil a Deus e à
igreja.
• O mundo sempre teve a pretensão de destruir a igreja de Cristo. As perseguições
desde o começo visaram banir a igreja e calar a sua voz. Os homens ímpios odeiam a
Palavra de Deus.
• Várias perseguições intentaram acabar com a igreja. Em 1572 na Noite de São
Bartolomeu na França. Em 1789 na Revolução Francesa. Na Revolução Russa de
1917.
• Muitas vezes o mundo pensou que a igreja estava morta (Inglaterra século XVIII).
Era como um cadáver na praça. Ezequiel 37 fala de um vale de ossos secos.
• O júbilo dos adversários é uma alegria transitória. Deus terá sempre a última palavra
a dizer. O mundo celebra o martírio dos santos (11:10). Mas o mundo é néscio e seu
gozo prematuro.
• O mundo vai festejar seu massacre sobre a igreja, achando que está livre dela e de
sua mensagem. Mas, a igreja ressurgirá, ascenderá e assentará no trono para julgar o
mundo. Os acusados (v. 10) são transformados em terror dos acusadores.
5. A ressurreição gloriosa da igreja - v. 11
• Esses três dias e meio também é um número simbólico. A igreja que experimentou a
comunhão no sofrimento de Cristo, agora experimenta o poder de sua ressurreição.
• Em conexão com a segunda vinda de Cristo, serão restituídos à igreja vida, honra,
poder e influência, mas para o mundo a hora da oportunidade terá passado para
sempre.
• A vinda de Cristo e a ascensão da igreja serão visíveis para o mundo(l:7; 11:12). Não
há aqui menção de um arrebatamento secreto. Cristo desce a igreja sobe na mesma
nuvem de glória.
• Isso está de acordo com o ensino de I Ts 4:16-17 e 1 Co 15:52. Todos os santos e
mártires têm sido encorajados com a certeza da ressurreição, do arrebatamento e da
glória celestial. Esta é a nossa bendita esperança.
6. O terror indescritível dos ímpios - v. 13-14
• A alegria do mundo transforma-se rapidamente em grande temor. A terra está tremendo. E o mesmo quadro de (Ap 6:12). O terremoto aqui também precede o juízo final. Os ímpios são cobertos de terror. Eles dão glória a Deus não porque se convertem. São como Nabucodonosor. que muitas vezes, deu glória a Deus, mas não
era convertido.
• O mundo está maduro para o juízo, porque apesar da sua impenitência. ainda rejeitou
o testemunho da igreja e perseguiu e matou os fiéis (v. 7).
III. O ANJO TOCA A SÉTIMA TROMBETA: A ALEGRIA DOS REMIDOS E O PAVOR DOS ÍMPIOS - V. 15-18
1. UM anúncio de vitória - O céu prorrompe em vozes de exaltação a Cristo - v. 15
• Na abertura das sete trombetas houve silêncio no céu em virtude dos terríveis juízos
que desabariam sobre os homens. Agora, com a sétima trombeta chega a parousia, com
a irrupção total da glória de Deus e o triunfo final da igreja. E com a chegada da Noiva
na Casa do Pai, os céus prorrompem em gritos de alegria e exaltação ao noivo da igreja (v.15).
• Lembremo-nos que a sétima trombeta aponta o fim das oportunidades, mas não é um
dia, mas "dias" (10:7), visto que a sétima trombeta trazem os sete flagelos ou sete taças
da ira de Deus (15:1).
2. O reinado vitorioso e eterno de Deus e do seu Cristo é proclamado pelos anjos - v.15
• O Reino de Deus está presente, mas ainda não na sua plenitude. Deus sempre reinou.
Cristo jamais deixou de ter todo poder e toda autoridade. Mas esse poder e essa
autoridade que ele exerce no universo nem sempre se manifestou.
• Cristo despojou-se de sua glória. Fez-se servo. Morreu na cruz. Foi sepultado.
Ressuscitou. Voltou ao céu. Mas, quando ele vier com grande poder e muita glória,
então, assentar-se-á no seu Trono e seu Reinado será pleno, vitorioso, completo, cabal.
• Às vezes, parece que Satanás é o governante supremo, mas uma vez chegado o dia do
juízo, o esplendor real da soberania de Deus será revelada em sua totalidade, porque
naquele tempo toda oposição será suprimida e o reinado de Cristo será pleno.
• O reinado de Cristo será vitorioso e eterno. Esse é a mensagem do "Messias de
Haendel". Cristo vai reinar até colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés,
então, entregará o Reino ao Deus e Pai e aí será o fim (1 Co 15:23-26).
3. Uma aclamação de louvor - A igreja glorificada e honrada se prostra e adora a Deus
- v. 16-17
• A igreja não apenas está na glória, mas também no trono.
• Os anciãos deixam os seus próprios tronos e se prostram em adoração diante do
Trono de Deus. Eles dão graças por três bênçãos especiais: 1) Que Cristo reina
supremamente (11:17); 2) Que Cristo julga justamente (11:18). O cordeiro é também o
leão; 3) Que Cristo recompensa graciosamente (11:18).
• Em Apocalipse 4:10-11, os anciãos louvam o criador; em Apocalipse 5:9-14, eles
adoram o redentor. Aqui a ênfase é sobre o conquistador e
rei (v. 17-18).
final. Os ímpios são cobertos de terror. Eles dão glória a Deus não porque se
convertem. São como Nabucodonosor. que muitas vezes, deu glória a Deus, mas não
era convertido.
• O mundo está maduro para o juízo, porque apesar da sua impenitência. ainda rejeitou
o testemunho da igreja e perseguiu e matou os fiéis (v. 7).
IV. A IGREJA NO CÉU EM COMUNHÃO ÍNTIMA COM DEUS EM
CONTRASTE COM OS ÍMPIOS SENDO ATORMENTADOS - V. 19
1. O santuário aberto no céu é um símbolo da profunda comunhão dos remidos com
Deus - v. 19
• O santuário está aberto de par em par. Não há nada encoberto ou escondido. A arca é
o lugar do encontro com Deus, onde a glória de Deus está presente. Ela é símbolo da
comunhão superlativa, íntima e perfeita entre Deus e o seu povo. Aqui se cumpre
Apocalipse 21:3: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens, Deus mesmo habitará
com eles". Também Apocalipse 21:22: "Nela, não vi santuário, porque o seu santuário
é o Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro".
• Essa comunhão é baseada na expiação. Os salvos estão diante do trono da graça. Os
salvos estão desfrutando de todas as bênçãos da aliança da graça em toda a sua doçura.
2. Para os ímpios aquela mesma arca, símbolo da graça de Deus, é um símbolo de ira -
v. 19b
• A ira de Deus agora revela-se plenamente aos ímpios (v. 19b). Eles estão em
completo e eterno desamparo, enquanto a igreja está completa e eternamente
desfrutando da bem-aventurança eterna.
CONCLUSÃO
• Quem você é? Santuário de Deus ou átrio exterior? Quem você é testemunha fiel ou
amante do mundo? Onde você estará quando a sétima trombeta tocar? Você estará no
santuário aberto de Deus ou em atormentado pelos flagelos?
• O tempo de oportunidade é agora. Amanhã pode ser tarde demais. Volte-se para o
Senhor enquanto é tempo e busque-o enquanto ele está perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário