sábado, 11 de abril de 2015

Gênesis 6

Gênesis capítulo 6,13-22

Introdução

Na última aula vimos um pouco sobre a História de Noé, sua linhagem e sua fé em Deus agora vamos ver sobre a mistura de sentimentos entre o ódio e o amor, Deus mostra seu amor para com Noé porém também seu ódio com os seres humanos que viviam sem qualquer princípio sem qualquer pudor.Tambem de forma sucinta falaremos dos dinossauros.
Existiram espécies imensas de dinossauros. Alguns, como o Brachiosaurus, pesavam cerca de 80 toneladas. Certamente um casal desse animal não caberia na arca... Mas afinal de contas, o que o Criacionismo da Terra Jovem tem a nos dizer sobre isso?
Como sabe-se pelas medidas da Arca que a Bíblia nos fornece em Gênesis, as dimensões dela eram gigantescas. Calcula-se que nela caberiam 520 vagões de um comboio. Nela caberiam cerca de 40.000 animais. E, logicamente, girafas, elefantes, e outros grandes animais. E de acordo com os criacionistas, há uma explicação "plausível"... Veja o argumento utilizado nessa questão pelo artigo "Dinossauros: a Ciência e a Bíblia face a face":
Não existe menção bíblica nenhuma de que Saurísquios e Ornitísquios entraram na Arca de Noé, nem que humanos e dinossauros coexistiram. Porém, na realidade, a Bíblia menciona sim os dinossauros, apesar de jamais haver usado a palavra “dinossauro” (que foi criada pelo cientista Richard Owen). Ao invés disso, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar”, às vezes como “serpente”. É mais comumente traduzida como “dragão”. Tanniyn parece ter sido algum tipo de réptil gigante. Estas criaturas são mencionadas quase trinta vezes no Antigo Testamento e são encontradas tanto em terra quanto no mar.
Além de mencionar estes répteis gigantes quase trinta vezes no Antigo Testamento, a Bíblia descreve algumas criaturas de tal modo que alguns estudiosos acreditam que poderiam estar descrevendo dinossauros. Behemoth é descrito como a mais poderosa de todas as criaturas de Deus, um gigante cuja cauda é comparada à árvore de cedro (Jó 40:15 em diante). Alguns estudiosos tentaram identificar Behemoth como um elefante ou hipopótamo. Outros dizem que tanto elefantes quanto hipopótamos têm caudas muito finas, nada que se possa comparar ao cedro. Porém, as únicas criaturas corpulentas que possuíram a cauda longa e forte como o cedro são os sauropodomorfos pertencentes á família Diplodocidae. Um exemplo clássico de dinossauro dessa família é o Diplodocus  de 27 metros de comprimento e cauda tão longa que era utilizada como um potente chicote.

Explicação

Verso 13 Deus conta seu propósito a seu servo Noé um relato surpreendente haja visto que nunca havia chovido antes imagina você ouvir de um tal de dilúvio...

Verso 14 -16 uma arca\ heb. têbãh. A palavra na narrativa do Dilúvio aparentemente é de origem acadiana; a mesma palavra é usada em Ex 2.3, em que certamente é uma palavra egípcia; nenhuma delas tem ligação alguma com a arca da aliança. Suas dimensões, su­ pondo que a medida do côvado seja de aproximadamente 45 centímetros, eram de 135 metros de comprimento por 22,5 metros de largura por 13,5 metros de altura. Não era um navio no sentido usual; seu propósito era flutuar, e não ser navegado; daí a tradução adequada de Moffatt, “barcaça”.
Essas medidas nos dão a clareza de que entraram na Arca somente filhotes porque um girafa adulta por exemplo mede cerca de 16 metros a Arca tem 13 então uma girafa adulta não entraria na arca.

Verso 17 . evidências arqueológicas do dilúvio. Até hoje não foram encontradas evidências arqueológicas convincentes sobre o Dilúvio bíblico. Os depósitos de sedimentos examinados em cidades sumérias como *Ur, Quis, Shuruppak, *Lagash e *Uruk (todas elas com níveis de ocupação que remontam pelo menos a 2800 a.C.) pertencem a períodos diferentes e não re­ fletem o fato de ter havido um único Dilúvio inundando-as ao mesmo tempo. Semelhantemente, a cidade de Jericó, continuamente ocupada desde 7000 a.C., não apresenta nenhum depósito que indique a ocorrência de um Dilúvio. Estudos meteorológicos indicaram que o período de 4500 a 3500 a.C. foi significativamente mais úmido nessa região, mas esse dado é insuficiente para qualquer conclusão. A busca pelos restos da arca de Noé ficou limitada ã região do pico do monte turco Agri Dagh (5 mil metros), próximo ao lago Vã. No entanto, nenhuma montanha específica da cadeia de montanhas do Ararate é mencionada no relato bíblico, e os fragmentos de madeira ali encontrados, quando analisados através do carbono-14, de­ mostraram ser de período anterior ao século V d.C
Ainda seguindo o verso 17 notamos que quando Deus toma uma decisão ele não volta atrás vejamos uma lição a ser extraída desse verso Aqueles que dizem que sentem muito por seus pecados, e que isso lhes pesa no coração, porém continuam se entregando ao pecado, estão tentando escarnecer de Deus. Estes esta­rão fingindo, em vão, uma mudança em seus pensamen­tos, se não a comprovarem através de uma mudança em seu modo de agir. 2. O Senhor decide destruir o homem. A frase original é muito significativa: Destruirei de sobre a face da terra, o homem que criei (segundo alguns), as­ sim como a sujeira ou imundície é removida de um lugar que deveria estar limpo, e é lançada no monturo, o local adequado para ela. Veja 2 Reis 21.13. Aqueles que são as manchas dos lugares onde vivem são merecidamente re­ movidos pelos julgamentos de Deus. Apagarei de sobre a face da terra, o homem (segundo outros), assim como aquelas linhas que desagradam o autor são apagadas do manuscrito de um livro, ou como o nome de um cidadão é apagado do rol dos homens livres quando ele morre, ou quando é privado de seus direitos civis. 3. O Senhor fala do homem como sua própria criatura, mesmo quando decide sobre a sua destruição: O homem que criei. Em outras palavras, embora Eu o tenha criado, isso não o isentará, Isaías 27.11. Aquele que o criou não o poupará. Se aquele que é o nosso Criador não for o nosso soberano, Ele será o nosso destruidor. Ou: Porque eu o criei, e ele foi tão irresponsável e ingrato para com o seu Cria­ dor, então o destruirei. Esses perdem a vida porque não correspondem à finalidade de sua existência. 4. Até mesmo os animais seriam envolvidos nessa destruição? Sim, os animais em geral, os répteis, e as aves dos céus. Esses foram feitos para o homem, e então devem ser destruí­ dos com o homem. Pois, segue-se que: Arrependo-me de os haver criado. Pois o objetivo de sua criação também fora frustrado. Eles foram criados para que o homem pudesse com eles servir e honrar a Deus. E então foram destruídos porque o homem havia servido às suas luxúria com eles, tornando-os sujeitos à vaidade. 5. Deus tomou essa decisão em relação ao homem depois que o seu precioso Espírito havia estado durante um longo período contendendo com o homem, em vão. Ninguém é destruí­ do pela justiça de Deus a não ser aqueles que odeiam ser regenerados pela graça de Deus.

Verso 18 Pela primeira vez aparece a palavra Aliança que no Hebraico é BERITH um pacto um acordo inquebrável.Essa promessa foi diretamente feita a Noé e seus filhos, cap. 9.8ss. Eles eram como depositários para toda esta parte da criação, e uma grande honra fora, através disso, colocada sobre ele e os seus. 2. O concerto da graça para que Deus fosse o seu Deus, e que de sua semente Deus tiraria para si mesmo um povo. Note que: (1) Quando Deus faz um concerto, Ele o estabelece, o garante, e o cumpre. Os seus concertos são eternos. (2) O concerto da graça tem, em si, a recompensa por serviços singulares, e é a fonte e o fundamento de todas as benevolências especiais para compensar aquilo que perdemos por amor a Deus, ou para criar uma felicidade para nós em Deus. Assim, não precisamos desejar mais do que ter o seu concerto firmado conosco.
 Também podemos extrair desse texto a preocupação de Deus com a instituição Família o seu plano para a família não podia ser frustrado então ele livra a família de Noé para dar sequência em seu projeto relatado muito bem neste poema
Quando este mundo passageiro desaparecer; Quando houver descido além, 0 sol brilhante; Quando estivermos com Cristo, na glória, Contemplando a história terminada da vida, Então, Senhor, é que conhecerei bem,
Mas só então, 0 quanto eu te devo.

Verso 19,20 Estes versículos nos dão um esboço simplista dos tipos de animais que Noé deveria recolher na arca. A distinção, tão importante posteriormente, entre ani- mais limpos e imundos, é aqui observada pela primeira vez na Bíblia. Os críticos pensam que essa distinção revela uma data posterior, que reflete 0 sistema sacrificial que passou a vigorar nos tempos mosaicos.Nestes versículos, dois animais de cada classe são ordenados. Em Gênesis 7.2, esse número é alterado para sete pares de cada animal, presumivelmente a fim de provisão para sacrifícios futuros, sem destruir as espécies envolvidas. Alguns estudiosos têm entendido isso como sete pares; mas outros como 1'setes”, ou seja, três pares e um macho extra, para ser sacrificado.

Versos 21-22 Cerca de sessenta ou setenta mil espécies, ou seja, cento e quarenta mil grandes animais teriam de ser alimentados por mais de um ano, quanto aos imensos problemas criados pelo grande número de animais a serem transportados. Pensemos no trabalho que seria recolher e estocar todo esse alimento. Uma vez mais, vários intérpretes invocam aqui a ajuda dos anjos (ou de muitos seres humanos), na concretização dessa tarefa. Scofield diz aqui: O s navios modernos transportam centenas de animais vivos, com seu alimento, além de vintenas de seres humanos”, uma declaração que nem ao menos começa a descrever os problemas de logística sugeridos por este texto. Pensemos no imenso trabalho de juntar os tipos específicos de alimentos, apropriados para cada espécie animal. Bastaria isso para que a tarefa assumisse proporções estonteantes.Noé Cumpriu, Perfeitamente, a Vontade de Deus. Este versículo fornece-nos a grande lição moral e espiritual do relato. Noé, um homem que já andava com Deus, recebeu uma tarefa sobre-humana para realizar; e, com a ajuda divina contínua, foi capaz de fazer tudo quanto lhe fora ordenado. A maior parte de nós consiste em pessoas divididas. Andamos um tanto com Deus e realizamos nossas tarefas com algum grau de entusiasmo, e com algum grau de sucesso. Mas poucas pessoas buscam a excelência. Noé foi um obreiro por excelência. Notemos, por igual modo, que ele realizou cada tarefa do grandioso projeto com zelo e com inteira perfeição. Foi uma tarefa com muitas facetas; mas isso não 0 fez parar. Enquanto preparava a arca e juntava prodigiosa quantidade de provisões para um grande número de animais, ele também foi um pregoeiro da justiça, e isso pelo espaço de cento e vinte anos (II Ped. 2.5). Mas em certo sentido, embora não por culpa sua, sua tarefa de pregoeiro falhou. Ele não foi capaz de convencer aquela geração pecaminosa a arrepender-se. A missão de Cristo no hades, mediante a qual Ele pregou àquela mesma gente, compensou por aquela falha. Algumas vezes nos levamos por de- mais a sério, pensando que a vontade e 0 propósito divinos só poderão ter cumpri- mento se nós os cumprirmos com êxito. Mas 0 Cristo divino está sempre pronto a compensar por nossas falhas, mediante os Seus próprios esforços. Nós trabalha- mos para Ele, mas não podemos tomar 0 lugar Dele. Ele continuará sendo 0 maior obreiro e pregador. Ele não fica inativo, somente porque dispõe de ajudantes. Sua missão salvatícia é efetuada em três áreas: a terra, 0 hades e os céus. Sua missão é tridimensional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário